Sobre as Danças

Dança do Ventre

O que é?
Tornando-se cada vez mais conhecida, a Dança do Ventre segue povoando a imaginação das pessoas com mistério e magia. A Dança do Ventre é uma dança milenar, ligada ao rito de fertilidade e é a que melhor simboliza a essência da criação. Ela vem carregada de histórias e folclores, envolta pelos véus do tempo, trazendo imagens de desertos e palácios perdidos nos véus do tempo.
A Dança do Ventre que praticamos no Brasil, é uma dança cênica, ou seja, de palco.  Embora esta dança tenha suas origens nas danças do povo egípcio, hoje em dia, a Dança do Ventre pode ser vista em grandes espetáculos e festivais de dança e algumas bailarinas são verdadeiras estrelas internacionais! 
Para se tornar uma profissional, é preciso estudo da cultura e contato com o que há de mais popular e folclórico, não só da cultura egípcia, mas também do Líbano, Síria, Turquia entre outras regiões do Norte da África e Oriente Médio.
Benefícios
Sendo uma atividade física de baixo impacto, a prática da dança do ventre promove a queima de calorias, melhora da circulação sanguínea, flexibilidade e fortalecimento muscular, melhoria postural, equilíbrio, alívio de cólicas menstruais, bom funcionamento do intestino, além de muito prazer de expressar a alma através da arte da dança.
Nas aulas você pode construir novo círculo de amizades, desenvolver musicalidade e alegria de viver.

Dança do Ventre dá barriga?
NÃO. Dança do Ventre é uma atividade física que trabalha profundamente a musculatura abdominal, superior e inferior. Os movimentos promovem tanto contração como extensão dos músculos e muitas vezes a dançarina tem a sensação de ter feito muitas abdominais. 
O que dá barriga é comida gordurosa, açúcar, carboidrato, refrigerante...

Quem pode praticar?
Todas as pessoas que tiverem vontade, mulheres de todas as idades, homens e crianças. Sim, homens podem fazer, a pesar de não ser comum. A dança do ventre é uma atividade artística e todas as pessoas são livres para se expressar através dela. 
Para crianças é muito saudável e não exacerba a sexualidade, pois exploramos o lado cultural e artístico. A dança do ventre promove expressão artística, autoestima e sensualidade saudável. Sexualidade não, em nenhuma idade.


Dança do ventre clássica




Dança Popular Egípcia (Ghawazee)


Dança do Ventre Estilo Tribal

O Estilo Tribal de Dança do Ventre, criado nos Estados Unidos, é uma nova referência estética de dança, figurino e música. Podemos considera-lo como uma vertente contemporânea da Dança do Ventre. É a fusão de diversas danças étnicas em uma só linguagem.
Não se trata de movimentos tirados de uma só dança, nem de conceitos referentes a nenhum povo específico, dando liberdade para que as artistas ampliem seu vocabulário gestual, utilizando também técnicas ocidentais e deem vazão ao seu gosto pelo exótico e alternativo.
Este é o espaço também das tatuadas, dos piercings, dos dread locks e dos cabelos curtos. Visual alternativo.
O que encontramos no Estilo Tribal são “mulheres unidas para realizar algo muito poderoso juntas, transformando a si mesmas e as sociedades que as cercam, através da cultura.” E isto explica tudo.

Existem dois tipos de Tribal:

ATS®  (American Tribal Style®)


Estilo Tribal Americano foi criado para ser dançado em grupo, de forma improvisada e sincronizada, dando ao estilo conotação Tribal devido à união e o fio invisível que liga uma dançarina a outra.
O estilo é mais bem representado pelo trabalho da Cia FatChance BellyDance®, e sua fundadora Carolena Nericcio, de San Francisco, CA. Atualmente o Oriental Studio de Dança é considerado um "FCBD® Sister Studio", pois sua coordenadora, Nadja El Balady, fez a formação oficial em ATS® lá em San Francisco.



Tribal Fusion

É um estilo que vem do ATS®, retomando a possibilidade da solista e da criação coreográfica. Parte dos elementos do ATS® para desconstruí-lo e encontrar novas possibilidades de movimento, muitas vezes através da incorporação de movimentos de outras linhas estéticas de dança.
A partir de então o conceito de fusão étnica passa a incorporar elementos contemporâneos como a fusão da técnica tribal com elementos de hip hop, street dance e break trazem nova roupagem ao estilo.
Podem-se destacar alguns elementos mais que outros para que se estabeleçam temas, como por exemplo: Fusão Afro, Fusão Indiana, Fusão Brasileira, Fusão Contemporânea, Fusão Rock, Dark, entre outras temáticas já abordadas por criadores do estilo.
Neste processo de fusão as fronteiras culturais se dissolvem de modo que artista e público podem estabelecer um novo olhar sobre os elementos explorados, valorizando as culturas, aproximando as raças e valorizando o ser humano de forma integral.







Fusão Tribal Brasileira

Dança Cigana


O que é?
A Dança Cigana é uma modalidade que expressa a cultura do povo cigano. Uns dizem que este povo têm sua origem na Índia e de lá teria dado inicio à diáspora, a grande jornada do povo cigano pelo mundo. Outros espalham o rumor de que sua origem seria a 13ª tribo de Israel, expulsa de lá nos tempos bíblicos e condenada a vagar pelo mundo sem ter para si uma pátria. 
Estas suposições, contudo, são especulações, visto que não existe nenhuma documentação que comprove tais afirmações. Isso se deve ao fato da cultura cigana ser transmitida via oral, sem registros escritos.

Por ser um povo nômade, sua dança acaba por captar influência do país e da cultura local, onde determinados clãs circulam. Não existe uma única Dança Cigana autêntica, mas um conjunto de danças e músicas ciganas com influências das mais diversas culturas do mundo.  A dança cigana nada mais é do que uma releitura artística das danças das regiões onde os ciganos se encontram.

Benefícios
A Dança Cigana é divertida, com forte energia e envolvente. Trabalha acessórios como a longa saia, chalés, leques e até castanholas. É excelente para desenvolver coordenação motora, expressão, agilidade, postura, boa circulação e flexibilidade. 

Quem pode Fazer?
Mulheres e homens de todas as idades.

Qual a diferença entre Dança Cigana e Dança do Ventre?
Toda! A Dança do Ventre tem base na cultura árabe e a Dança Cigana na cultura cigana. A cultura árabe é diversa com particularidades de cada país do mundo árabe, sendo todos, porém originados entre o Norte da África, o Oriente Médio e o oeste da Ásia. Os ciganos são um povo sem pátria, espalhados por diversas partes do mundo. 

Os ciganos de cada localidade incorporam elementos da cultura do país onde fixam residência. São muito famosos os ciganos espanhóis que deram origem ao flamenco, também os ciganos russos e romenos, existem, porém muitas outras etnias ciganas, inclusive os ciganos árabes, onde suas culturas encontram semelhanças.


Estilos de Dança Cigana:
Estilo Gitano: Grupo Kalon – Regiões: Espanha, Portugal e França. Instrumentação característica: Guitarra Espanhola, Cajón, Flautas Transversais.
É o estilo que deu origem à dança Flamenca (e não o oposto), e tem como característica a movimentação de tronco, braços, punhos e postura altiva. 
Estilo Romanê: Grupo Rom – Regiões: Romênia, Russia, Hungria. Instrumentação característica: Violinos, Acordeons, Violões.
Estilo caracterizado por danças folclóricas russas – polca, por exemplo – com muitos giros, saltos e postura altiva.
Estilo Ghawazee: Grupo: Ghawazee – Região: Egito. Instrumentação característica: Derback, Snujs, Daffs.
Movimentação forte de quadril. Uso de galabias (túnicas) de cores vibrantes e lenços amarrados no quadril.
Estilo Turco: Grupo Cengis – Região: Turquia. Instrumentação característica: Derbacks, Violinos, Snujs, Pandeiros.
Assim como o estilo egípcio, o estilo turco também utiliza das movimentações fortes de quadril, agregando o balançar de saias rodadas.
Estilo Indiano: Grupo Banjara (Kalbeliya) – Região: Rajastão.
Influência da dança clássica indiana, o Kathak, e a utilização dos mudrás (símbolos indianos realizados com as mãos). Roupas coloridas e saias rodadas. Giros contínuos e flexibilidade são característica das dançarinas do clã Kalbeiya. Utilização dos chocalhos de tornozelos, os chugaroos.


Rumba Gitana 


Estilo Russo


Estilo Turco


Estilo indiano (Kalbelia)

Stiletto Dance


A dança que combina hip-hop e jazz dançados em cima do salto alto ganhou o nome de Stiletto Dance e tem cada vez mais conquistado espaço em escolas de dança e academias. Um estilo adotado pelas chamadas “divas do pop”, como Beyoncé, a dança com salto alto tornou-se um estilo a ser copiado pelo mundo a fora. 
O estilo ensina movimentos femininos e sensuais com as mãos, pés, ombros e quadris, jogadas com o cabelo, além de olhares sensuais e marcantes. 
Além de sequências e coreografias, as aulas tem duas etapas muito importantes. Primeiro a chamada de “High Heels”, onde o aluno aprende como se manter em cima do salto alto. E a segunda parte, chamada "Femmology", onde é o momento de explorar a feminilidade e sensualidade nas movimentações.
O Stiletto Dance melhora a postura e o equilíbrio, além de promover um trabalho muscular intenso em todo o corpo. Trabalhando bumbum, pernas e panturrilhas, explorando também braços e mãos, além de marcar a cintura, melhorar flexibilidade e trabalhar a autoconfiança.
Para aprender o Stiletto Dance não há restrição de idade. Não há um sapato específico para a prática, mas é aconselhado que o salto não ultrapasse 10 cm e seja confortável, principalmente para iniciantes. Além disso é de extrema importância que as pessoas procurem por profissionais especializados em dança, para que não haja nenhum tipo de lesão ou problema muscular decorrente de uma aula sem a correta orientação.



Um comentário:

  1. Amei o estilo Tribal, muito interessante!!!
    Talvez me inscreva na turma iniciante!!!
    O Blog está lindo e muito explicativo.

    Sheila Zanetti.

    ResponderExcluir